Esta
é uma postagem um pouco diferente. Normalmente, utilizamos este blog
para apresentar atividades pedagógicas desenvolvidas em nossa
escola, que merecem destaque como: passeios, visitas e atividades
diferenciadas em que nossos alunos participam; ou informamos sobre
mudanças na programação dos dias letivos. Mas esta postagem faz
parte de uma das atividades que estão sendo desenvolvidas, pela
professora-orientadora Sirlei Favarin Vanderlinde, para o Curso de
Especialização em Educação na Cultura Digital.
Além
de atender a 4ª (quarta) atividade do módulo do PLAC1 (Plano de
Ação Coletiva), a intenção deste texto é apresentar para quem
estiver lendo (seja professor, aluno, pai ou visitante), como a nossa
escola procura incluir as tecnologias (TDIC – Tecnologias Digitais
de Informação e Comunicação) de forma positiva, no processo de
ensino-aprendizagem.
Você
há de convir que as tecnologias presentes no nosso cotidiano exercem
um fascínio e uma curiosidade imensa em nossas crianças e
adolescentes. Nós, como escola, profissionais da educação não
podemos assistir a esta mudança de paradigmas, de cultura, de
costumes sem nos perguntarmos se precisamos mudar algo em nossa
didática, em nossa forma de agir e pensar, em nossos conceitos, em
nossa relação com o aluno e claro nossa forma de comunicação com
este. A informática, a internet, as mídias, os dispositivos móveis
que em nosso tempo era algo distante, de ficção científica estão
agora nas mãos da grande maioria dos alunos, sem muitas vezes uma
orientação de como explorar esta ferramenta de forma positiva para
ele mesmo.
E
é para os professores descobrirem novos caminhos e formas de
melhorar efetivamente a aprendizagem dos nossos alunos, utilizando de
forma eficaz as tecnologias que esta Especialização foi oferecida.
Ela teve início nos dias 25 e 26 de agosto, em um encontro
presencial em Florianópolis, onde se reuniram 800 professores de
escolas estaduais e municipais de todo o Estado. É um curso
totalmente gratuito, na modalidade à distância e está sendo
oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, de Santa Catarina,
em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a
UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) e o
MEC (Ministério da Educação). Para nossa escola ser beneficiada
com o direito de participar deste curso, tivemos que nos cadastrar e
passar por um processo de seleção.
Participantes do Curso juntamente com a Rosimeire, Integradora do NTE |
Curso do PLAC, dia 26/08/2014. |
Participantes do Estado de SC inteiro |
Reunião do PLAC, dia 25/08/2014. |
Confraternização entre os alunos de Dona Emma, Rio do Sul, Taió, Pouso Redondo e Presidente Getúlio |
Sessão solene de abertura do Curso de Especialização. |
Para
atender a todas as exigências e atividades que a Especialização
exige, são muitas horas de leitura, estudo e dedicação. Não é
fácil, mas é desafiador e nos obriga a pesquisar, a testar novos
recursos e isto só vem a agregar tanto para a vida pessoal quanto
para a prática docente e o compartilhamento de conhecimento com os
demais profissionais da escola.
A
professora participante está feliz com a oportunidade única
recebida e espera aprender didáticas e recursos que auxiliem e façam
a diferença nas aulas e na vida do educando, para que ele aprenda a
construir seu próprio conhecimento: na troca de informações que a
rede mundial e as tecnologias propiciam, que seja crítico para
classificar as informações acessíveis, saiba analisar os conteúdos
na busca por sites e portais confiáveis.
É
interessante ver e ouvir o que cada um pensa das tecnologias, da
cultura em que estamos inseridos querendo ou não. Se você não tem
um celular, tablet ou computador, provavelmente, seu irmão, seu
amigo, seu companheiro ou seu filho têm. Quando você vai a um
banco, ou diversos órgãos e entidades de nossa sociedade, a
tecnologia está alí, para ser enfrentada e, acredite, para
facilitar a sua vida, trazer mais conforto e segurança. Em nosso
curso fomos levados a refletir sobre a opinião de diversas pessoas,
das mais distintas idades, classes sociais e raças. Foi muito
interessante como todas narraram suas experiências com a tecnologia
e assumiram um pouco de receio e encanto com o acesso à elas.
Para
você saber à quais possibilidades pedagógicas, utilizando–se das
TDIC, nossos alunos estão vivenciando, acompanhe abaixo um vídeo
que descreve e ilustra estas práticas:
Além
das atividades apresentadas no vídeo, você ainda pode encontrar
mais alguns exemplos da utilização das tecnologias nas aulas, nos
seguintes posts:
Como
pode ser visto, nossa escola, nossos educadores buscam trazer para o
cotidiano do aluno o acesso às tecnologias, as vantagens que o
usufruto delas traz para a aprendizagem e para a experiência de vida
e estudo do aluno. Não podemos ser expectadores e deixarmos a
tecnologia acontecer longe dos educandos, mesmo que sejamos uma
escola rural, todos devem estar preparados para os desafios e as
possibilidades que a tecnologia traz para nossa vida. Isto é um
compromisso da nossa escola e dos profissionais da educação que
trabalham aqui.
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